segunda-feira, junho 13, 2005

Só MESMOOOO em Portugal... É preciso ter lata!

Algumas das medidas aprovadas em Conselho de Ministros que atingem directamente os professores

- Aposentação completa só aos 65 anos de idade;
- Congelamento das progressões de carreira até final de 2006;
- Congelamento da contagem de tempo de serviço para progressão até 31/12/06;
- Impossibilidade de acumular reduções da componente lectiva por antiguidade com reduções para cargos;
- Impedimento, durante 2006, de reformas antecipadas, mesmo com as reduções de 4,5% ao ano;
- Fim dos Regimes Especiais de aposentação;
- Redução para 65% do vencimento quando em situação de doença.

13 comentários:

dinorah disse...

HAHAHAHAHAHAHA
AHAHAHAHHA
GAAHAGAFAHAFAFSHAHA
AJGASJGFDASEGDSEKJCBSC

eRA UMA PIADA, NÃO?
ERA UMA PIADA?
PIADA, CERTO?
HAHA!
POIS...


grrrrr!

Rodrigo de Sá disse...

Não me digas que também foste ao plenário hoje?

V. disse...

Rodrigo, não fui ao plenário, mas acho que todos os professores se deviam unir contra estas medidas... É obra!!! Trabalhar até aos 65 anos não é "saudável" (chamemos-lhe assim) para uma profissão que exige tanto de uma pessoa, como o ser professor, principalmente no ensino básico... É a minha opinião!

V. disse...

Dinorah, infelizmente não é piada! Retirei essas medidas do panfleto que foi distribuido no Plenário que houve ontem em Ponta Delgada...
É triste, mas é verdade!

V. disse...

Pois é Teixeira... eles arranjam essas medidas porque não sabem o desgaste que é ser professor... Queria vê-los no lugar daqueles que se importam e se esforçam para conseguir o sucesso dos alunos... Pelos vistos, não é esse o objectivo deles... Isto porque com tantos anos de serviço, os professores já não irão ter forças para "sobreviver" as manias e birras dos alunos que, de dia para dia, aumentam cada vez mais...

Rodrigo de Sá disse...

Não vejo qual o problema de trabalhar até aos 65 anos.
Imagina o filme: Tenho 62 anos, são 7:30 da manhã, acordo, preparo-me para sair, e entro no carro.
Ligo o rádio e começo a subir em direcção ao Nordeste. Ouço a notícia de que o défice está previsto ser de 18,6%. No entanto a oposição acha que vai chegar aos 19,2%.
Uma hora e meia depois chego ao Nordeste (sim, porque com 62 anos não consigo fazer Maia-Nordeste em 50 minutos).
Saio do carro com a mochila às costas, e a guitarra na mão. Os meu alunos correm como louco para me abraçar. Com 23 rapazes aos gritos e saltos à minha volta, um quer um beijo, outro um abraço, outro quer levar a guitarra, outro a mochila, um mostra o dente partido, outro mostra o arranhão que o gato fez, perco o equilíbrio, e caio.
Faço uma fractura no pulso, outra no joelho. Fico impossibilitado de fazer grandes esforços, e peço reforma antecipada.
Dão-me a reforma, mas com menos 35%.
Não vejo qual o problema.

Anónimo disse...

não, não há problema nenhum. ;)

sabem, além dos funcionários públicos, os do privado também são gente. Maresia, tu conheces a minha mãe e vês o cansaço dela. Como ela há muita gente.
Tem que haver uma solução melhor.

"Abraces."

Viuva Negra disse...

a coisa esta a ficar preta, ai esta esta!!!

V. disse...

Pois Rodrigo, isso é que se pretende evitar! Deves concordar comigo que as pessoas chegam a uma certa idade que a pachorra já não é a mesma... Alguém com 50 e tal anos e que lida com as crianças e jovens de hoje, estranha muitos comportamentos e, muitas vezes, não tem paciência para "brincadeiras e reacçõs" que no tempo deles era impensável de acontecerem... Imagina um professor com 65 anos e a "aturar" "taras e manias" de jovens do ano 2045... As coisas ainda serão mais diferentes!! Provavelmente deves estar a imaginar-te nesse momento...



Gado Bravo, compreendo. Mas aqui, estava era a falar mesmo dos professores... É complicado por todas as razões que já dei! Quando começares nessa vida do ensino é que vais dar valor... Quando me diziam que a vida de professor era desgastante, eu não acreditava... Bastou-me o 1º período para comprovar o cansaço psicológico que é! Para lá vais... Depois fala comigo!



Pois é VN, tenho que concordar contigo...

RD disse...

Não digo que não! É apenas outro tipo de cansaço. Digo apenas que além do público, o privado tb é gente. E sim, 65 é coisa de doidos.

Paulo Pacheco disse...

O que o ministério fez relativamente á greve é o que se chama de PREPOTENCIA e AUTORITARISMO no minimo.
espero que a justiça funcione!

V. disse...

Compreendo GB e não digo que não! Também sei que são muito prejudicados, talvez até mais que os funcionários públicos...

Também eu PPacheco... Mas acho que isso não vai dar em nada!!!

Rodrigo de Sá disse...

Não me imagino, não senhora. É por isso que vai haver uma greve este ano. Outra para o ano que vem. Mais outra daqui a dois. Há média de uma por ano, até que venha outro governo a faça pior ainda.