domingo, abril 02, 2006

Adeus Duck... Vou sentir a tua falta!

Personalidade
O Setter Irlandês é um cão cuja maior característica é a energia. É um cão sempre disposto à actividade e extremamente brincalhão. Adapta-se facilmente à presença de crianças e é considerado praticamente incansável, mesmo quando está exercendo as suas actividades como caçador.
Muito leal ao dono, o Setter é um cão que precisa de exercícios sempre e o seu confinamento pode trazer à tona todo o potencial destrutivo do cão, por isso não se pode dizer que se adapte à vida num apartamento. Os Setters são cães mansos, mas, ao mesmo tempo, podem funcionar como cães de alarme, uma vez que costumam latir para ruídos suspeitos.
O Setter Irlandês está na linha da frente no que diz respeito à inteligência. É considerado um cão bastante agitado e teimoso. Outra característica dos Setters é o seu potencial afectivo: é um cão que, a despeito de toda a agitação, é capaz de passar horas deitado ao lado do seu dono.
Homenagem canina
O Duck tinha pouco mais de 12 anos. De um momento para o outro deixou de brincar e de abanar a cauda. Logo ele! Deixou de comer, de beber, entrou numa tristeza imensa... Todos os dias corria pátio fora, ladrava para os lavradores que passavam na rua e de quem ele não gostava ou para aqueles que já lhe tinham feito mal (e olhem que não foram poucos!). Às vezes ser de raça tem destas coisas, principalmente numa freguesia onde há muitas cadelinhas à procura de um cachorro Jet7! Maltrataram-lhe tanto uma das vezes que ele quase perdeu a "virilidade"! Se eu conhecesse o homem ou a mulher que o fez aquilo, acho que ele/ela morreria de verdonha...
O Duck ladrava para os foguetes da festa, ladrava quando sentia o nosso carro chegar. E quando chegavamos lá em casa, que contente ele ficava! Abria a porta e ele, fazendo a sua pela calada, aninhava-se no sofá (como que se não soubesse que a avó não queria vê-lo dentro de casa e ainda por cima no sofá!).
- Duck, dá a patinha! - E estendias a patinha todo orgulhoso! Tinha sido o grande ensinamento do seu verdadeiro dono, aquele que partiu antes dele, aquele que lhe dava biscoitos e pão de ló às escondidas para ninguém ver que era tão guloso quanto ele. Partiu sem lhe dizer adeus e, nesse dia, recordo como se fosse hoje, entramos em casa sem o seu dono, olhou-nos pelo vidro da porta (a mesma que costumavas olhar a tua família adoptiva e onde fazias os olhinhos bonitos para ver se te deixavam entrar), olhou-nos seriamente e fugiu dali. Dali a pouco, vinha outra vez certificar-se se o seu dono tinha mesmo partido para a "tal" viagem. Aquela que só se faz uma vez...
E hoje foi a tua vez de fazeres essa viagem!
Não consigo imaginar-me entrar naquela porta sem ver a tua carinha no vidro da porta do fundo a pedir por uma festinha!
Não consigo imaginar-me ir ao balcão sem que não vás lá marcar a tua presença com um salto monstruoso até ao parapeito para também veres quem passa...
Não consigo imaginar a festa da freguesia sem o teu ladrar quando ouvias os foguetes...
Em ti, sentia a presença do teu dono... e agora?!
O Duck morreu hoje e era apenas um cão, mas um cão muito especial!
Vamos todos sentir muito a tua falta!

(nenhum destes é o Duck... Para ver o Duck clique aqui)

Adeus Duck...

1 comentário:

shark disse...

Olá prima!
Simplesmente magnífico! Adorei!
O Duck foi para a casa dos avós em Julho de 1994. Viajou na TAP, pois a SATA ainda não tinha as ligações ao Continente. Ele veio aos meus pés, muito caladinho.
Quando chegou aos Açores (São Miguel), achei por bem ele ficar em casa dos nossos avós, por varias razões; em minha casa já tinha o Perdigueiro (TEJO) e o Rafeiro (POLY), o DUCK não teve uma boa recepção, foi rejeitado pelo TEJO e pelo POLY. Posto isto, falei com os avós e eles aceitaram prontamente cuidar e mimar o DUCK.
O DUCK era o cão portuga da Lomba!
Vamos todos sentir muito a tua falta!
Adeus Duck...


No meu blog (www.sharkassimetrico.blogspot.com)está a foto do DUCK.