sexta-feira, abril 29, 2005

Um pouco de História II

São Miguel, a maior das ilhas dos Açores. Com uma superfície de 746,82 km2, mede 90 km de comprimento e 8-15 km de largura e conta com uma população de aproximadamente 140 000 habitantes. São Miguel é também conhecida como a ilha Verde, devido às suas pastagens infinitas.
Os pontos de interesse turístico são variados - O Vale das Furnas, o verdadeiro ex-libris da ilha tem uma visão paradisíaca com o vapor das caldeiras, a água a ferver que se mistura e envolve com a beleza da lagoa. É um cenário difícil de descrever.
Outro dos pontos de interesse da ilha é a Lagoa do Fogo, que se situa na Serra de Água de Pau.
A Lagoa das Sete Cidades é a outra das três grandes lagoas da ilha. Com uma cratera enorme, está divida em duas partes, chamadas respectivamente de azul e verde.
Na zona Este da ilha, fica o Pico da Vara - a maior elevação da ilha - com 1103 m de altitude. Na zona central, a serra de Água de Pau com 940 m de altura e na zona Oeste situa-se a Caldeira das Sete Cidades com 850 m de altitude.
Nas suas férteis terras, são produzidos cereais, chá, fruta e vinho e alimentam o gado bovino. A primeira capital da ilha foi Vila Franca do Campo, que veio a ser arrasada por um sismo em 1522, altura em que foi transferida para Ponta Delgada.
Ponta Delgada, é uma cidade em constante desenvolvimento, onde se mantém ainda as suas igrejas e palácios do século XVI e XIX. A maior festa religiosa dos Açores é nesta ilha realizada, mais propriamente na cidade de Ponta Delgada, aonde acorrem todos os anos milhares de pessoas. São as festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres que são realizadas todos os anos no quinto Domingo depois da Páscoa.
Outra manifestação religiosa desta ilha são os Romeiros. Por altura da Semana Santa, grupos de algumas dezenas de homens percorrem a ilha a pé, durante oito dias, rezando e cantando em todas as Igrejas e Ermidas que se deparam pelo caminho.

Sem comentários: