sexta-feira, março 31, 2006

A pedido de várias entidades...


Coloco só fotos de S. Miguel pelo simples facto que esta foi a ilha que me viu nascer e o berço que me acolheu... Mais tarde colocarei fotos das outras ilhas dos Açores.
O nosso ananás

CHAMATEIA
No berço que a Ilha encerra
bebo as rimas deste canto
no mar alto desta terra
nada é razão do meu pranto
Mas no terreiro da Vida
o Jantar serve de ceia
e mesmo a dor mais sentida
dá lugar à Chamateia
Oh! Meu bem oh Chamarrita
meu alento vai e vem
vou embarcar nesta dança
Sapateia, oh meu bem.
Se a Sapateia não der
p'ra acalmar minha alma inquieta
estou p'ro que der e vier
nas voltas da Chamarrita
Chamarrita, Sapateia
eu quero é contradizer
no alento desta Bruma
que ás vezes me quer vencer.
Caloura
Caldeira do Fogo
Furnas
Furnas
Lagoa de S. Tiago
Nordeste
Ilhéu de Vila Franca do Campo
A ilha de S. Miguel fica situada no Oceano Atlântico a 25 graus 30' de longitude Oeste e 37 graus 50' de latitude Norte - Área: 759,4 km2 - População: 125 mil habitantes - Capital: Ponta Delgada - Hora: GMT menos 1 hora.
O clima é ameno, com temperaturas médias de 16º centígrados na Primavera, 21º no Verão, 18º no Outono e 14º no Inverno. A Primavera e o Verão são as melhores épocas para visitar S. Miguel, no entanto, é tradição ver desfilar num só dia as quatro estações do ano (por isso, esteja sempre prevenido para a chuva).

9 comentários:

dinorah disse...

Ah curisca!! Que linda a nossa terra!!
E mais uma vez a música...
hehehehe!

Linda! Lindo!
beijos

Desambientado disse...

O local que nos vê nascer, marca-nos com os aromas, com as cores com o orografia. Temos que amar a mão que nos alimenta, mas também há necessidade de aprender a voar.....

Muito bonito.

Vida disse...

Lindas fotos, eu sou suspeita porque gosto muito desta ilha e apesar de não ter nascido cá, acho que não há melhor sitio para viver.
Beijinhos e bom fim de semana.

Anónimo disse...

eu nasci em lisboa, mais a minha mãe mas toda a restante familia dos 2 lados são de S.miguel. Vila Franca do Campo. Esta foto do ilhéu é a que eu tenho no meu ecran do pc. A mh filha de 13 AMA os açores.
Diz o poeta que nós nascemos, onde morra o nosso coração e o nosso (abelha mãe e da abelha jr. está na Vila) Mt obr. por nos ajudares a matares saudades. Gosto muito de "pousar aqui"
Um BEIJÃO GR desde Lisboa até S.miguel

rosa do deserto disse...

Eu não nasci nos Açores, mas já fui acolhida por duas ilhas... E São Miguel marcou-me de uma maneira que não imaginas... Adorei tudo, tenho tantas saudades... De tanto falar disso até já contagiei as pessoas com quem trabalho, até já estão a aprender a "chamateia" e as "ilhas de bruma" :)eh eh
Às vezes passo horas (sem exagero!) a ouvir essas músicas, os Tributo, enfim... Obrigada por estas doces recordações :)
beijinho e bom fim de semana

V. disse...

Coloquei este post dedicado a vocês, os que aqui me têm demonstrado que amam os Açores como a própria alma! Um beijinho para todos e bom fim-de-semana.

Anónimo disse...

Sou do contenante, mas o meu coração terá não um cantinho, mas um todo para os Açores! Estudei cinco anos na Terceira e lá deixei grnades amigos e comigo só vieram as saudades. Sempre que penso nos cinco maravilhosos anos ... bate no coração as saudades das "ilhas de bruma" e ainda agora, 6 anos depois de sais, há um nó no peito que só a SATA ou a TAP podem tirar!

Já agora, para repousar a minha alma, alguem que me ajude: Onde posso encontrar as músicas Chamateia e Ilhas de Bruma?

Anónimo disse...

P.S.

se alguém me poder ajudar, o mail é arm_silva@hotmail.com

Anónimo disse...

olá
efectivamente, as ilhas do Açores são uma verdadeira inspiração!
também gostaria de obter a música chamateia. alguém pode-me ajudar?
desde já, obrigada!
sara
galaecia@gmail.com