sábado, abril 01, 2006

STOP killing Baby Seals!!!

A foca é um mamífero marinho. A foca nasce no mar, mas também consegue viver em terra. Por ter nascido no mar, está muito bem adaptada à água e desloca-se com dificuldade em terra, arrastando o corpo no solo com o auxílio das barbatanas da frente. Pode mergulhar até 250 metros de profundidade (equivalente a um prédio com cerca de 70 andares) e ficar sem respirar por mais de 30 minutos. É um animal perfeito dentro de água!

O seu corpo, tal como o das baleias, é muito diferente daquilo a que estamos habitados nos outros mamíferos:- têm o pescoço e os membros anteriores (as barbatanas da frente) curtos e os seus membros posteriores (patas de trás) são uma espécie de barbatanas muito apropriadas para a natação; têm uma cabeça grande, mas as orelhas são pouco desenvolvidas e o seu pêlo é grosso e brilhante. As narinas fecham-se quando ela mergulha.
Normalmente, o pêlo da foca é cinzento e mistura-se com vários tons, que vão do castanho ao branco e preto.

O alimento preferido das focas são os peixes, mas também comem lulas e vários mariscos.
Apesar de viverem em sítios muito gelados, como os pólos, elas não têm frio por causa da «camada adiposa», ou seja, uma boa camada de gordura que têm debaixo da pele.

As focas vivem, essencialmente, nas costas, adoram as rochas e os bancos de areia ou de gelo, onde podem apanhar sol e descansar (o desporto favorito das focas). As focas são mais abundantes nas águas polares, aonde há enormes concentrações de peixe. Existem no entanto espécies que vivem em águas mais temperadas. As focas do gérero Monachus encontram-se na Madeira e costa da Mauritânia, e possivelmente ainda no Mediterrâneo e na zona das ilhas Havaí.
Algumas espécies são de pequenas dimensões - a foca do lago Baical, a única que vive exclusivamente em água doce, mede apenas um metro e meio, mas todos os grupos incluem uma espécie de grandes dimensões. O elefante marinho, a maior espécie do grupo das focas, atinge seis metros de comprimento e cerca de três toneladas de peso.

Os machos são grandes e algumas espécies medem entre 1,3 a 1,95 metros (do tamanho de um homem!) e pesam cerca de 100 kg. As fêmeas são sempre ligeiramente mais pequenas e leves.

Sabias que quando estão em terra elas juntam-se em grandes grupos de cerca de mil focas? É para estarem mais seguras, porque são tão trapalhonas em terra que os ursos e as orcas as apanham com muita facilidade!

Para dar à luz têm que se dirigir às praias, aonde não só estão expostas aos ataques dos animais terrestres, como não encontram ali o alimento apropriado. Por isso é de toda a conveniência para a foca fêmea que as crias se desenvolvam em pouco tempo e se tornem independentes o mais rapidamente possível.
Durante os primeiros quatro a seis meses a foca bebé alimenta-se apenas do leite da mãe, mas, assim que nasce, já está pronta a nadar e mergulhar! O leite da foca é extraordinariamente rico - contendo 50% de gordura - e a cria aumenta de peso à razão de cerca de um quilo por dia. Como durante o período de amamentação a mãe não se alimenta, o que se verifica na realidade é que ela converte a própria gordura em leite, transferindo-a para a cria.
Alguns dias após o nascimento, a fêmea acasala de novo. Porém, como o período de gestação é bastante inferior a um ano, o óvulo fecundado, ou ovo, mantém-se em princípio sem se desenvolver, sendo a implantação na parede do útero retardada por vários meses. Quando finalmente se dá a implantação, o ovo inicia o desenvolvimento e assim a cria nascerá na época de reprodução seguinte, um ano depois.O tempo médio de vida varia entre os 25 e os 35 anos, chegando mesmo a atingir 40 anos.

Infelizmente, muitas espécies de focas estão em perigo e tudo por causa do Homem: para além de lhes poluir o ambiente, caça-as enquanto bebés por causa das suas bonitas peles. A foca branca é muito caçada devido ao valor da pele, empregue no fabrico de casacos e outros adornos.

Neste momento podem estar a matar um amiguinho destes no Canadá, uma vez que já abriu a caçada. Clique aqui e verá vários links sobre a matéria. Não menciono nada sobre isso aqui porque eu não consigo assumir que é verdade que seres iguais a mim têm coragem para fazer o que se faz por um bocado de pele!!!

Help me!!


1 comentário:

Anónimo disse...

Estes animaizinhos são lindos demais e indefesos, não conseguem ao menos correr ou voar para se defender...DEUS deu de presente para nós os animais para nos alegrar, fazer companhia, alimentar-nos, receber carinhos e tbém nos dar carinho...mas Satanás tem muita inveja de nós pq somos queridinhos de DEUS (com exceção destes demônios q ferem e se vestem destes animais e de outros), logo, temos q orar muito.
Gostaria de saber como ajudar mesmo de longe. O q me fez entrar aki foi um email de muito mal gosto q recebi sobre este assunto, com fotos cruéis para serem vistas por qqr humano q tem alma e ama a DEUS e sua criação. Publique.