quinta-feira, fevereiro 01, 2007

O que é o ciúme?!


O ciúme é o estado emocional complexo que envolve um sentimento penoso provocado em relação a uma pessoa de que se pretende o amor exclusivo; receio de que o ente amado dedique seu afeto a outrém.

"Como ciumento sofro quatro vezes: porque sou ciumento, porque me reprovo de sê-lo, porque temo que meu ciúme machuque o outro, porque me deixo dominar por uma banalidade: sofro por ser excluído, por ser agressivo, por ser louco e por ser comum."
Roland Barthes
O ciúme faz parte do amor e, com moderação, todas as pessoas gostam de sentir que a pessoa de quem gostam sente algum ciúme. É uma demonstração de amor.
O ciúme nunca aparece sozinho. Surge sempre acompanhado por medo, insegurança e dúvida.
As pessoas com mais tendência para este tipo de sentimento têm normalmente uma baixa auto-estima. A pessoa ciumenta além de causar sofrimento, também sofre muito com seu ciúme, tem baixa auto-estima, é uma pessoa insegura e dependente, deixa-se levar por sua imaginação, a qual está sempre voltada para o negativo (ela sempre imagina o pior!). Apesar de não se poder considerar uma regra, as pessoas ciumentas costumam ter alguns traços de personalidade comuns: timidez, pessimismo, vulnerabilidade e insegurança.

Quando se é ciumenta é preciso aprender a controlar as emoções.

Exemplo:
A auxiliar administrativo Paula dos Santos Barbosa, 21, considera-se uma pessoa ciumenta, mas afirma que isso não atrapalha o seu relacionamento de pouco mais de um ano. “Eu e meu namorado somos bastante ciumentos. Quando o conheci ele brincava com muitas meninas, abraçava, essas coisas, e eu também com meninos amigos meus. Conversamos sobre isso e explicamos um ao outro o nosso ciúme e resolvemos de comum acordo respeitarmo-nos mutuamente”, diz.
Desde então, ambos acabaram com o que a Paula chamou de “gracinhas” com os amigos, apesar de manter contacto normal com eles.
“É preciso renunciar algumas coisas quando se quer ficar bem com a pessoa amada. Porque quando você está com alguém não é pra você se fazer feliz, mas pra fazer o outro feliz”.

1 comentário:

dinorah disse...

E quando se faz o outro feliz, também se é!!
;o)

beijocas