quarta-feira, abril 27, 2005

Para quem quiser cozinhar nesta época... Eis a dica!

Sopa do Espírito Santo dos Açores
- Ingredientes:
1 1/2 kg osso buco
1 kg carne de porco
1 cebola
sal
4 dentes de alho
1 galinha
20 cp água
pão duro

Lavam-se as carnes e colocam-se numa panela com água a ferver. Deixe cozer ou use a panela de pressão. Numa terrina coloque as fatias de pão e por cima o caldo da sopa. Numa travessa coloque as carnes cortadas acompanhadas de batata cozida, cenouras e arroz.
Na Terceira não usam vegetais com esta sopa.

4 comentários:

dinorah disse...

Já estou a babar-me toda!!
(mas, e desculpa se estou errada, não faltam umas folhinhas de hortelã?...)

ham... ham...
Que fomeca!
Beijinhos

V. disse...

Esse tipo de condimentos é ao gosto de cada um... Uns põem, outros não...

Também prefiro com a tal folhinha de hortelã ;)

Beijinhos...

V. disse...

Também quero, também quero...

Terceirense disse...

Eu costumo também cozer repolho naquele caldo. Cada terra tem seu uso mas esta é a sopa que aquece o coração. A sopa de Domingo, nalgum tempo quando a minha mãe a fazia especial... hoje já tem outro sabor porque não é feita na panela de ferro em cima da trempe ou na chapa de um fogão de lenha. Ó belas recordações que hoje fazem saudade mas ninguém quer voltar a sujar as mãos da cinza que depois era despejada no quintal a servir de fertilizante natural para os "ricos" alhos. Belos tempos que não voltam mais... Cumprimentos