quarta-feira, abril 27, 2005

Um pouco de História I

Santa Maria foi a primeira ilha do Arquipélago dos Açores a ser descoberta. Foi Diogo Silves quem a descobriu, aquando de uma viagem de regresso da Madeira, decorria o ano de 1427. Esta ilha tem uma superfície de 97 km2 e uma população de 6 500 habitantes. A capital da ilha, Vila do Porto é a mais antiga das vilas açorianas, onde se podem ainda observar vestígios de velhas casas, que pertenciam ao Capitão Donatário com janelas do século XV.
Santa Maria é a única ilha dos Açores com grandes proporções de terra de origem sedimentar, onde se podem encontrar fósseis marinhos.
As casas estão espalhadas por toda a ilha fazendo lembrar casas alentejanas, com grandes chaminés.
As terras são muito férteis e a paisagem rural é de grande beleza.

1 comentário:

V. disse...

Por acaso gosto muito de Santa Maria... É uma ilha onde relaxamos do stress de um ano inteiro... Gosto de, todos os Verões, dar um saltinho até lá, nem sempre me é possível... Quando era pequena passava todos os verões lá... Hoje tenho tentado manter a rotina de 2 em 2 anos... mas quero ver se consigo reduzir...
Aquele sol que queima sem piedade a pele, a água salgada que refresca q.b., as maravilhosas pessoas que lá vivem, a Maré de Agosto... Que saudades!!! Guardo muita saudade de lá ir.
Fora da Maré de Agosto, os marienses dizem que não se faz nada e que é uma "seca"... É verdade! Quem vive lá precisa ser muito criativo para sobreviver! Acho que deveriam apostar em alternativas para a população mariense...
Beijinhos a Vera, ao Rui, ao Max (vulgo Sta Maria), ao Sebastião, à Ivone e ao irmão da Ivone.