sábado, abril 15, 2006

Páscoa...

Festa comemorativa da Ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa está associada a práticas alimentares em que os ovos, os folares, as amêndoas e os cordeiros ocupam o primeiro lugar.
O "Folar" assenta num ritual de dádiva, solidariedade e convívio profundamente enraizado na sociedade portuguesa. O folar mais corrente em Portugal é um "bolo de massa seca, doce, e ligada, feito com farinha de trigo, ovos, leite, azeite, banha ou pingue, açúcar e fermento, e condimentado com canela e erva-doce - uma espécie de fogaça - encimado, conforme o seu tamanho, por um ou vários ovos cozidos inteiros e em certos lugares tingidos, meio incrustados e visíveis sob as tiras de massa que os recobrem".

Em outros tempos, costumava, na Páscoa, ir almoçar em casa dos meus avós maternos, daqueles almoços que demoravam a tarde inteira. Juntava-se a família materna toda. Era uma folia! Ia-se à missa no Sábado, porque a de Domingo era bastante grande e cansativa e acordar cedo nunca foi o meu forte! Nessa semana a minha avó fazia folares e "pombinhas" (bolinhos de massa com um ovo dentro- ui como eu gostava daquilo). Ela fazia sempre um para cada neto. E devoravamos aquelas pombinhas cuja massa era mais saborosa, pelo menos parecia, do que os folares. Passavamos a semana toda a comer massa e bolinhos que, no Domingo de Páscoa já nem apetecia!

Nunca gostei muito da Páscoa... Não é como o Natal, o Carnaval, é uma época triste e os docinhos são amêndoas... Eu não gosto! Nunca fui amiga de amêndoas! A parte mais divertida era quando nos escondiam os ovinhos de chocolate pelo quintal e a rapaziada tinha que encontrá-los! Era só rir às nossas custas...

Enfim... Hoje isso já não existe! Já se perderam algumas pessoas pelo caminho... Já se perdeu a magia dos "ovinhos"...

Feliz e Santa Páscoa

4 comentários:

Hindy disse...

Tudo se perde, infelizmente... Mas o importante é recordar a felicidade que outrora sentimos em momentos especiais e lembrar essas pessoas com carinho e a certeza de que estarão sempre connosco.
Uma Páscoa Feliz para ti e os teus.
Beijocas

Anónimo disse...

Olá,

as datas comemorativas sempre remetem à saudade. Sempre falta alguém, mas é como tudo na vida... nada é para sempre!
Boa Páscoa!

Vida disse...

Uma feliz Páscoa para si, beijinhos.

Desambientado disse...

Votos de Boa Páscoa.